Água de coco – milagre ou mito?

Apelidada de “bebida esportiva natural” e “potencializador da vida”, uma caixinha de água de coco custa cerca de $2-3. Não é a toa que as celebridades americanas substituíram as suas bebidas de açaí e água de Kabbalah.

Sem gordura, sem colesterol, de baixa caloria, super-hidratante, naturalmente rica em eletrólitos – a água de coco é a mais nova  mania dos Estados Unidos nos quesitos  de saúde.

Sem gordura, sem colesterol, de baixa caloria, super-hidratante, naturalmente rica em eletrólitos – a água de coco é a mais nova mania dos Estados Unidos nos quesitos de saúde.

Nos Estados Unidos, a bebida chegou há sete anos através da  Vita Coco, um fabricante independente que vendeu 20 milhões de dólares do suco em 2009.

O Brasil produz, por ano, 500 milhões de litros de água de coco e cerca de 7% desse total são destinados à exportação. Outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, são compradores da água de coco brasileira. Agora os Estados Unidos e alguns países da Europa também começam a investir neste produto.

Para o Brasil, o coco verde representa garantia de emprego e geração de renda para os produtores. É a segunda maior atividade produtiva do nordeste depois da cana de açúcar e emprega cerca de milhares de  pessoas entre plantio, colheita e distribuição do produto.

A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos como sódio e potássio, possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele.  Além disso, é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação, por ser um excelente soro vegetal.

Também usada como remédio para ressaca – a água de coco – pois  seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica. É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes. E durante a II Guerra Mundial foi usada como soro fisiológico, sendo injetada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência. A água de coco também  é conhecida por ter uma composição bastante próxima à do plasma humano.

Além de hidratar, a água de coco consegue enganar a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. E o potássio  auxilia no funcionamento do intestino, os alimentos são digeridos rapidamente e o paciente perde peso mais facilmente. A água de coco tem poucas calorias e ajuda a metabolizar a comida. Beber um copo equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

O ideal é tomar de um a três copos por dia, sem exageros. As pessoas que sofrem de diabetes, problemas renais e hipertensão não devem tomar muita água de coco por causa do sódio que pode acirrar estas doenças.

Não é mito não!

Podemos considerar a água de coco um verdadeiro milagre, uma bebida singular! Reconhecida internacionalmente como o melhor reidratante oral, promove o equilibrio da química do corpo, ativa o sistema imunológico, protege contra vários tipos de cancer e possui propriedades anti-envelhecimento.

A estrela- o coco

Nosso querido coquinho cresceu foi industrializado e ganhou o mundo. Hoje ele disputa espaço nos comerciais de Tv com celebridades como Zico. A Pepsi o colocou em caixinhas, outros o colocaram em latinhas e copinhos plásticos.

Mas o que é mesmo água de coco industrializada?

Maior durabilidade agregada a um sabor muito próximo ao natural é um fator muito requerido no mercado de produtos alimentícios.

Maior durabilidade agregada a um sabor muito próximo ao natural é um fator muito requerido no mercado de produtos alimentícios.

De acordo com artigo publicado no site da EMBRAPA,  água de coco envasada pode ser apresentada sob diversas formas, indo desde a caixinha tipo longa vida e latas de alumínio à temperatura ambiente, passando pela garrafa PET ou em polietileno na forma resfriada, ou ainda congelada.O mais sensato seria consumir a água de coco no próprio fruto, porém problemas de inconveniência de uso, ocupação de espaço em unidades de comercialização ou mesmo em geladeiras domésticas e ainda uma vida útil reduzida do fruto in natura, tem colaborado para que esta seja muito visada como um produto industrializado, de fácil utilização, estocagem e com uma vida útil de até seis meses. Os desafios deste mercado são ainda grandes e a tecnologia de métodos combinados minimiza as barreiras à expansão da venda desse fruto.

E agora?

O coco ficou famoso, foi explorado, industrializado, exportado e caiu na boca (literalmente) dos famosos de Hollywood. O que será que acontece com os residuos? Pra onde vai a casca?

segundo artigo postado no site Cocoverderj, para cada 250ml de agua de coco verde, 1KG de lixo é gerado.E para onde estaria indo esse lixo? Ainda de acordo com o site, que tem como objetivo a valorização do lixo gerado pelo consumo da agua de coco, uma tonelada dia de lixo de coco cria 6 empregos diretos.

segundo artigo postado no site Cocoverderj, para cada 250ml de agua de coco verde, 1KG de lixo é gerado.E para onde estaria indo esse lixo? Ainda de acordo com o site, que tem como objetivo a valorização do lixo gerado pelo consumo da agua de coco, uma tonelada dia de lixo de coco cria 6 empregos diretos.

Tem gente reciclando a casca do coco. Com ela pode se fazer coisas bem interessantes para decoração, construção, agricultura, jardinagem, artesanato.

Leia mais:  

http://cocobom.blogspot.com/2008/01/coco-fibra-aproveitamento-reciclagem.html

http://www.marcaambiental.com.br/novo/conteudo-verde/noticias/fabricas-de-gesso-apostam-na-reciclagem-da-casca-do-coco-verde.aspx

Fonte:

http//agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2004-03-17/agua-de-coco-do-brasil-comeca-ganhar-mundo

http://www.aguadecocoverde.blogspot.com/

http://www.cnpat.embrapa.br/home/portfolio/tecnologia.php?id=15

http://www.cocoverderj.com.br/imprensa/Setor%20Reciclagem%20-%20Projeto%20coco%20verde%20-%20RJ.htm

Anúncios

2 comentários sobre “Água de coco – milagre ou mito?

  1. Pingback: Caminhada seca-barriga « blå blogg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s