Médicos alertam para necessidade de hidratar o corpo no verão

Da Redação, com Agência Estado

O consumo de água aumenta no verão e não é à toa. A água é importante, segundo os médicos, para manter o corpo hidratado. “O suor é uma tentativa do corpo humano de manter a temperatura em condições ideais. Mas a pessoa elimina água em excesso. Caso não reponha, isso pode provocar desidratação”, afirma o clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Paulo Olzon. A pessoa desidratada, lembram os médicos, pode apresentar febre e, em casos graves, convulsões.

O presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, acrescenta que quando sentimos sede é porque o sangue perdeu água na composição. “O sangue viscoso pode entupir uma artéria”, ressaltou. O sinal de que o corpo está hidratado é a cor da urina. Se estiver clara é sinal de que a hidratação está boa. Se estiver escura, a recomendação é beber mais água.

Os extremos das idades são os que mais sofrem com as altas temperaturas. Em dias de calor excessivo, os médicos afirmam que os idosos e as crianças, em especial recém-nascidos, são as principais vítimas e precisam de cuidados redobrados. No caso dos pequenos, os principais problemas são centrados nas vias respiratórias, pelo fato de o sistema ainda não estar totalmente formado. Por isso, deve-se oferecer água e suco várias vezes ao dia, não esquecer do protetor solar e também abusar das roupas leves (algodão) para evitar dermatites e alergias. É bom lembrar que a criança nem sempre sabe expressar a sede. A manifestação pode ser por choro ou pela irritabilidade.

Já os idosos, segundo o médico da Unifesp, Paulo Olzon, tem o corpo mais desidratado do que os mais novos – as rugas na pele são prova disso. “Eles perdem água sem poder perder. E também não costumam pedir água, porque não sentem necessidade, uma vez que não gastam tanto energia”. Outro problema é que os maiores de 60 anos sofrem mais do que os com menos idade de outras doenças agravadas pelo calor, como problemas cardíacos e de pressão.

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/medicos-alertam-necessidade-hidratar-corpo-verao-425507.shtml

Esportes de Verão

Praia, viagens, férias, esses são alguns dos motivos que fazem com que muitas pessoas não mantenham a mesma freqüência na academia no verão. E agora, o que fazer? Listamos alguns esportes para você aproveitar o verão e ainda manter a boa forma!

  • Corrida e caminhadas

Não exigem habilidade extra alguma.Correr e andar na praia são atividades mais intensas do que se fossem feitas na esteira da academia ou mesmo no asfalto. O único cuidado que se deve tomar é o de usar um par de tênis que absorva o impacto. Você pode queimar entre 500 e 600 calorias correndo ou andando em ritmo forte por uma hora. Uma boa dica é fazer trilhas em locais indicados para ecoturismo – você queima calorias ao mesmo tempo que curte a natureza.

  • Bicicleta

Graças à resistência da areia, andar de bicicleta na praia exige mais esforço de seu corpo do que andar na cidade ou em bicicletas ergométricas. Você gasta entre 200 e 400 calorias a cada hora dessa atividade.

  • Surfe

É o melhor esporte para quem quer perder a barriguinha. Além disso, colabora na definição dos músculos (o praticante força a perna e faz movimentos de braço) e na melhora da postura. São gastas aproximadamente 300 calorias em uma hora de surfe. Uma opção interessante é praticar body board, que é feito com uma prancha menor, leve e prática, ideal para as meninas.

  • Frescobol  

Esporte favorito de quem gosta de bronzear o corpo por inteiro, o frescobol trabalha os músculos, desenvolve a força, a velocidade e a coordenação motora. A queima de calorias é baixa, porém: 180 calorias por hora.

  • Natação

É um dos esportes mais completos, pois mexe com todos os músculos do corpo. Nadar no mar exige mais esforço do atleta, pois é necessário enfrentar a força das correntes e a temperatura da água (normalmente mais baixa). Tome cuidado e nade apenas em áreas não arriscadas. O salva-vidas da praia pode indicar o melhor local para você. Podem ser queimadas entre 400 e 600 calorias a cada hora de natação.

Fonte:

Texto estraido do site: http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2012/01/17/2096-esportes-de-verao