STAND UP SURF OU PADDLE SURF

Stand up surf, ou paddle surf, é um esporte de origem havaiana. É uma forma antiga de surfe que reapareceu na década de 1960 com os professores de surfe que aproveitavam a estabilidade e a visibilidade que o esporte proporciona.

Surf praticado em pé e com o uso de remos. Assim pode ser definido, de forma básica, o Stand Up Paddle Surf, uma variação do surf, que ainda está começando a se difundir no Brasil. O Stand Up já atrai vários adeptos e para praticar, só são necessários uma prancha e um remo.

“Todo mundo pode praticar, é bem gostoso. Para começar, é preciso ter uma prancha de 10 a 12 pés, mais larga e mais grossa que as do surf convencional para dar mais estabilidade ao atleta. É necessário também um remo, do estilo canoa havaiana, e o tamanho deve ser sempre um palmo acima da cabeça”, explicou o atleta Hilton Alves, do Guarujá.

A prática do esporte mantém o preparo físico e está se tornando popular entre os surfistas. Tanto, que até vários atletas aderiram ao Stand Up, como Kelly Slater, Brian Keaulana, Todd Bradley e Rob Machado.

No Brasil, atletas como Luiz Juquinha, Jorge Pacelli, Jairo Pontes, Haroldo Ambrosio e Herbert Passos são vistos dividindo as ondas com surfistas das praias do litoral paulista. Hilton começou no Stand Up no início de dezembro do ano passado e agora seu próximo objetivo é participar da mais longa prova de remada oceânica no mundo, o Molokai to Oahu Quiksilver Paddleboard Race, que será realizada agora neste mês, no Havaí.

Hilton irá participar na categoria stand up team, onde o atleta rema em pé 52 km, no canal de Kai + CHAR(39) + + CHAR(39) + + CHAR(39) + wi, que divide as ilhas de Molokai e Oahu, no Hawai. O shaper Luiz Juquinha vai competir com Hilton. A cada 10 Km, a dupla vai revezar o percurso até completar a disputa. “Estou treinando para esta competição e agora só estou dependendo de patrocínio para ir”, afirmou Hilton.

Hilton já chegou a praticar diversos esportes, além do surf, esporte ao qual se dedica há 19 anos, mas hoje prefere muito mais o Stand Up. “No Stand Up Paddle Surf você vê o mar de um ponto de vista diferente, já que fica em pé na prancha, sem falar no contato com a natureza, é muito bom”.

Fonte: O Radical  http://oradical.uol.com.br/conteudo/stand_up_paddle_surf_2007.asp

POINT PARA STAND UP SURF  EM PERNAMBUCO:

1- Litoral sul de Recife, na vizinha cidade de Jaboatão dos Guararapes. O acesso é por vias urbanas, no final da praia de Candeias.

Candeias Fica a 30 minutos de Centro de Recife e dez minutos do Aeroporto.

Considerada uma das orlas mais tranquilas da região metropolitana, a Praia de Candeias possui características bastante favoráveis à prática de esportes aquaticos.

Devido aos arrecifes, há formação de piscinas naturais na maré baixa, onde é possível observar várias jangadas atracadas no litoral. A Praia de Candeias ainda sofre influência do estuário de Barra de Jangada, quando há o encontro dos rios Jaboatão e Pirapama.

Embora esteja localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, as suas águas são limpas e rasas, com poucas ondas, o que a tornam ideal para o banho de mar, pratica de stand up surf, kitesurf, caiaque.

2- Muro Alto está situada no município de Ipojuca, Pernambuco, à 54 Km da capital, Recife. Um lugar paradisíaco de águas cristalinas e ideais para uma passeio de Stand Up Paddle. 

Piscinas naturais na praia de Candeias - litoral sul Pernambuco

Foto: Nicolly Andrade

Fonte:  http://www.kitesurfnordeste.com/estados/pernambuco

Anúncios

Um comentário sobre “STAND UP SURF OU PADDLE SURF

  1. A belíssima praia de Muro Alto está situada no município de Ipojuca, Pernambuco, à 54 Km da capital, Recife. Um lugar paradisíaco de águas cristalinas e ideais para uma passeio de Stand Up Paddle.
    Confira este belo vídeo produzido por Marcelo Gonçalves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s