Litoral sul: 10ª Rota do Projeto PE conhece PE

pe

Pe Conhece Pe já divulgou 10 rotas.

Por Felipe Maior

Após girar pelo interior do Estado, o programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo “Pernambuco Conhece Pernambuco”, desembarca no Litoral pernambucano com a “Rota Costa dos Arrecifes”. As cidades de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Localizada no litoral sul do Estado de Pernambuco, a rota passa por paisagens fascinantes, onde é possível encontrar as melhores praias, falésias, piscinas naturais, mangues e estuários.


Sirinhaém – Localizada no litoral sul há 80km do Recife, conhecida principalmente por suas praias, porém, guarda importantes riquezas culturais, principalmente em seu conjunto arquitetônico, engenhos e usinas desativados, casarões antigos e igrejas seculares compõem um belo cenário na região, emoldurado por suas belas paisagens naturais.

 

As praias do município, ainda não tão badaladas como as de Porto de Galinhas, que atraem a maior parte dos visitantes. Exemplar de praia fluviomarinha, de onde é possível ver o Rio Sirinhaém, é procurada para a prática de esportes náuticos, com passeios de barco e jet ski. O local ainda oferece boas condições para a pesca.

 

Já a praia de Guadalupe sobressai-se pelo encanto de suas paisagens, com destaque para as falésias e os coqueirais, tornando-se um convite irresistível para os admiradores da natureza.  Em seu píer, é possível fazer um passeio de barco e ir até as praias dos municípios vizinhos, como Tamandaré. Outra opção é explorar os manguezais.

 

A vizinha Praia da Gamela, com mar calmo, areia branca e uma extensa linha de coqueirais, é ideal para o banho. Depois, é só ir para as barracas típicas localizadas na beira-mar e aproveitar os pratos com frutos do mar.

 

O litoral de Sirinhaém ainda guarda outras delícias para os visitantes, como a Ilha de Santo Aleixo. Distante cerca de cinco quilômetros da costa, a pequena ilha pode ser vista da beira da praia e é possível chegar lá em apenas 15 minutos de barco.

 

De origem vulcânica, Santo Aleixo é cercada de formações rochosas, onde atrai visitantes interessados na pratica de mergulho ,o local reserva, além da paisagem natural, uma coleção de embarcações naufragadas

 

Tamandaré e suas praias pacatas são um dos destinos mais freqüentados de Pernambuco. Durante o verão o número de turistas no local lota hotéis e pousadas nos meses de férias, com uma programação festiva durante todo o mês de janeiro, Tamandaré é puro agito e badalação.

 

São José da Coroa Grande, na divisa entre os estados Pernambuco e Alagoas, tem um simpatia toda peculiar. Nas piscinas naturais, os cardumes de peixes coloridos encantam os nativos e turistas.

 

Em Barreiros e Rio Formoso, última etapa da rota litoral sul, oferece um cardápio gastronômico todo especial com frutos marítimos, além da rica paisagem da fauna e flora.

 

O PROJETO:
Visa oferece aos cidadãos pernambucanos e turistas a conhecer pontos até então não freqüentados, mas que tem ricas histórias, culturas e belezas naturais de nossa terra, o Projeto Pernambuco Conhece Pernambuco chega a sua 10ª rota. Para o ano de 2009, a Secretaria de Turismo do Estado, continua com o projeto divulgando os próximos roteiros até o primeiro semestre de 2009.

 

Download: Baixe a música do projeto

Anúncios

Um comentário sobre “Litoral sul: 10ª Rota do Projeto PE conhece PE

  1. Olá ,meu nome é vanessa e moro em Sirinhaém

    As praias de Sirinhaém deveriam ser mais divulgadas,pelo
    municipio e o governo do estado de Pernambuco.
    Temos uma natureza quase intacta, e paisagens que poucas pessoas tiveram o prazer de disfrutar.
    Aqui encontramos uma das maiores piscinas de corais jamais vista em Pernambuco.
    Gostaria de poder ver o desenvolvimento desse municipio,pelo simples fato de ele além de ter uma das maiores maravilhas naturais ser um lugar de onde se encontram cultura e uma participação na história Brasileira .
    Acredito que temos o potencial para acrescentar uma boa parte do desenvolvimento turistico em Pernambuco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s