Cura que vem do mar

 

2008-086

Mar proporciona diversão, relaxamento e muitos benefícios para a saúde!

Por Lílian Alves

Segundo os clássicos, Vênus, a Deusa da beleza, nasceu do mar. A ciência diz que do mar nasceu a vida. Um banho com água do mar à temperatura corporal proporciona nutrientes idênticos aos elementos encontrados no nosso plasma sanguíneo, o que faz com que o corpo os absorva quase que por osmose. Quinze minutos de imersão na água salgada é o suficiente para que ocorra transferência de íons para a pele, o que facilita a libertação de toxinas, gordura e outras impurezas.

A água, algas, iodo e brisa marinha são os melhores produtos curativos, de beleza e antienvelhecimento do mundo. Romanos, chineses e egípcios produziam remédios, e até venenos utilizando elementos marinhos. Hipócrates, conhecido como o “pai da Medicina” recomendava água marinha quente em forma de banhos e cataplasmas para tratar diversas doenças.

Na água salgada, o coração trabalha com menos esforço, pois o nosso peso se torna dez vezes inferior. Portanto qualquer exercício realizado no mar é mais relaxante e confortável. Boiar tem inúmeros efeitos psicológicos: os músculos relaxam-se, as secreções hormonais modificam-se, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas e a audição fica em repouso.

Descobre-se, assim, a talassoterapia, termo nascido em princípios do séc.XIX, vem do grego “THALASSO” que significa mar e “THERAPIA”, cura. Os primeiros que a usaram foram os franceses na metade do século passado e a sua prática se espalhou e aumentou pelo mundo todo. A partir daí, praias começaram a ser apreciadas como local de cura, descanso e relaxamento.

A Talassoterapia explora e utiliza a água do mar, alga, esponjas, corais, anêmonas para fins terapêuticos. A prática é cada vez mais procurada entre pessoas de idades variadas através do turismo de saúde.

Benefícios da talassoterapia

thassos_natural_pool_31

• Aumento da permeabilidade cutânea; suas características iônicas facilitam a penetração dos compostos cosméticos ao se realizarem os tratamentos;
• Regula as funções orgânicas através do sistema neuroendócrino por ação cataléptica como co-fator enzimático;
• Relaxa a musculatura tensa e crispada, transmitindo um aspecto descansado à pele;
• Tende a normalizar a secreção seborréia;
• Reduz a hiperidrose (transpiração excessiva, inclusive nos pés);
• Promove uma remineralização orgânica;
• Ativa o metabolismo;
• Estimula a circulação sanguínea.

DICAS:

digitalizar00031

• Caminhe com os pés descalços. Este gesto proporciona às plantas dos pés uma massagem relaxante natural.
• Mergulhe os pés na água do mar. A sensação de frio provoca uma constrição das veias que estimulam a circulação de retorno.
• Para lutar contra a celulite e melhorar a circulação sanguínea, caminhe dentro de água (que deve dar pelo meio da perna) pelo menos um quarto de hora, diariamente.
• Nadar é um dos exercícios mais completos. Melhora da capacidade respiratória, o que pressupõe uma melhor oxigenação e um aumento dos glóbulos vermelhos no sangue na ordem de 10%.

 

 

+ Notícia sobre o assunto:

2 comentários sobre “Cura que vem do mar

  1. Pingback: Nem precisava tanto para convencer « o linguarudo 2008.2 :-p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s