Mergulho ganha espaço em Ipojuca

Não tem pra ninguém, o Brasil é o país do mergulho, presente há mais de 30 anos, com uma costa de 8 mil quilômetros, pronta para ser explorada pelos milhões de mergulhadores.

Por Felipe Maior

 O mergulho é uma das principais atividades esportivas que se pratica no município de Ipojuca, suas águas tranqüilas, cristalinas e de temperatura agradável são ideais para quem ama observar a maravilhosa riqueza da fauna e flora que habitam nos recifes de corais e em toda a costa.


Porto de Galinhas é um dos principais parques marinhos, sendo considerado um dos melhores lugares no Brasil para a prática de mergulho do mundo. Segundo os mergulhadores, o que mais lhes chamam a atenção são as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa, entre os arrecifes. Um refúgio para diversas espécies de peixes e a transparência das águas, com visibilidade de até 10 metros de profundidade.

Entre os meses de abril e novembro tem maior visibilidade para os mergulhadores e entre dezembro e março, o mar fica muito agitado com ondas fortes, época em que é mais visitada por surfistas. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam várias opções de passeios para todos os tipos de mergulho, seja para experientes ou iniciantes, além de fazerem tradicional “batismo” para quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.

De acordo com Rafael Netuno, instrutor há mais de dez anos, o comércio está crescendo no Brasil. “Nada mais estratégico do que oferecer e implantar um qualificado centro de mergulho para explorar cada vez mais nossas praias que são ricas em fauna e flora.”, diz Rafael.

O curso oferecido pela Abissal Esportes Náuticos tem duração de quatro dias, totalizando dezesseis horas, entre as aulas teóricas e práticas. Para participar é indispensável ter mais de dez anos e não oferecer nenhum tipo de problema de saúde. Caso o aluno tenha algum problema de saúde, deverá apresentar atestado médico para a liberação da prática de mergulho.

A primeira aula é gratuita e acontece sempre em piscinas naturais, como estímulo àqueles que esperam dar continuidade ao curso. As aulas começam com o Discovery, o tradicional batismo. Cada participante tem o material fornecido pela equipe de mergulho, desde máscara até o pé-de-pato.

Para os iniciantes, o primeiro destino de mergulho são as piscinas naturais, galés ou baías, onde poderão realizar suas aulas práticas com segurança devido à baixa profundidade. Segundo Netuno, um mapeamento completo está sendo realizado em Pernambuco para identificar os principais pontos de mergulho, mas já destaca que provavelmente os corais e naufrágios serão os grandes atrativos da região.

A iniciante Janaina Sales, recomenda a pratica do esporte. “Sempre mergulho para relaxar, Porto de Galinhas é o melhor local para mergulho, é possível passar o dia mergulhando, na apnéia com profundidade máxima de uns 12 metros, com maré baixa e bem legal”. Indica Janaina.

Já para a mergulhadora profissional, Jaqueline Torres. “Já pratiquei três vezes em Porto de Galinhas. Fiz apnéia nas piscinas naturais e é muito lindo, mas a diversidade não é grande nas piscinas. Para os que preferem os naufrágios indico por conhecer bem os de recife, visibilidade excelente temperatura tudo ótimo”. Disse Jaqueline.

Todas as companhias de mergulho que existem no arquipélago, têm profissionais experientes e capacitados no programa e na organização dos passeios até os locais de mergulho, garantindo segurança e ao mesmo tempo diversão. 

Outras praias que valem a pena uma visita e também um bom mergulho são a praia de Maracaípe, Tamandaré, Cabo de Santo Agostinho e Fernando de Noronha, A vegetação que circunda cada uma dessas praias esta totalmente preservada, as formações rochosas são uma atração à parte.

Tipos de mergulho:

mergulho

O mergulho livre é frequente em Porto de Galinhas


Mergulho Livre: É chamado de livre porque pode ser praticado por qualquer pessoa. Normalmente realizado em piscinas naturais, seja de mar ou rios, não precisa de pré-requisitos, do tipo entidade certificada de mergulho nem equipamentos complexos. Basta uma máscara que vede os olhos e nariz, um par de barbatanas e um snorkel (tubo). Aliás, este é o motivo porque é chamado de snorkeling. Os equipamentos necessários são apenas a máscara, o respirador (snorkel) e o pé de pato (nadadeiras). 

 

 

O mergulho autônomo é feito por profissionais

Mergulho Autônomo: Além dos equipamentos básicos, exige o uso de cilindros com ar comprimido, reguladores de pressão, medidor de profundidade, colete de equilibrador e roupa de neoprene. Trata-se de um nível mais profissional do mergulho e, portanto, é necessário que o praticante tenha um certificado, equivalente a uma carteira de habilitação, que o autorize a mergulhar em qualquer lugar do mundo. Nesta categoria se encaixam também o Mergulho Autônomo Profundo Avançado, que é quase profissional e exige o conhecimento de uma série de detalhes técnicos.

 

 

Cursos de mergulho em Ipojuca:

Acqua Viva Mergulho Ltda.
Porto de Galinhas
Local: Espaço Porto Convivência
Bairro: Vila de Porto de Galinhas
Telefone: 81. 35523509
Site: http://www.acquavivamergulho.com.br

Aica diving
Porto de Galinhas
Local: R. Esperança
Bairro: Vila de Porto de Galinhas
Telefone: 81.3552.1895
Site: http://www.aicadiving.com.br

Aqualung
Porto de Galinhas
Local: Calçadão
Telefone: 81.3552.1695

Mergulho Paraíso Tropical
Porto de Galinhas
Local: Vila Amaro Melo
Telefone: 81.3552.2745

Operadora de Mergulho Atlântico
Porto de Galinhas
Local: Calçadão
Telefone: 81.3552.2327

Anúncios

Um comentário sobre “Mergulho ganha espaço em Ipojuca

  1. Para quem vai e quer fazer um mergulho, recomendo a AICA, ela realmente é mais cara, mas tem um processo severíssimo de qualidade. E para quem nao tem a carterinha nao tem jeito é mergulho carrapato, junto de algum instrutor. Cuidado sempre é bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s