Piscinas naturais são limitadas em Porto

Por Felipe Maior

A Prefeitura do município de Ipojuca limitou a visitação dos 42 hectares das admiráveis piscinas naturais em Porto de Galinhas, em três áreas, com aproximadamente a mesma medida, foram criadas, determinando locais para pesca artesanal, visitação turística e mergulho e uma de preservação ambiental. A iniciativa se expandiu até Maracaípe, onde o acesso de veículos e lanchas está proibido. Além disso, um mapeamento dos recifes e corais da orla será realizado para facilitar o estudo e preservação.

 Agora, as piscinas naturais estão limitadas por bóias e quatro monitores são responsáveis pela fiscalização e orientação aos visitantes. Maus hábitos como alimentar os peixes com pão, mergulhar na piscina com o formato do mapa do Brasil e fazer piqueniques entre as piscinas estão terminantemente proibidos.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente de Ipojuca, Marcel Franz, o pedido veio dos próprios jangadeiros. “As piscinas estavam ficando sujas, os peixes mal alimentados, preocupados com a preservação do meio ambiente, os guias das piscinas, temeram o afastamento dos turistas se a situação continuasse”, informou.

 A aeromoça paulista Leiliana Cabral, apóia a iniciativa. “O Estado deveria divulgar campanhas de preservação das praias, principalmente dessas áreas em que é maior o contato com a natureza, depois de tanta recomendação dos monitores, ainda tem gente que leva um pedaço de coral para casa, acredita?” Comentou a turista.

 atgaaadmc0w7earzbmsig-b6btanghe96xvk9t-ijt_atewvnhg2fimt8mqrfi2d06wtxb8vrcbmw0j82hwkxtvlveffajtu9vbfmfq7y9cbyhgufvpfj1g54uiaaa

Hoje a Associação dos Jangadeiros tem 96 associados e 86 se revezam em 112 jangadas. “Eles já não estão utilizando as âncoras para não danificar os corais”, informou o coordenador dos monitores ambientais, Rinaldo de Almeida.

 Já em Maracaípe, o problema mais grave era a presença de embarcações, que colocavam em risco os animais e a vegetação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s